LIVROS

[Livro] A Cura da Diabetes pela Alimentação Viva

1wsw32TÍTULO ORIGINAL: Cura do Diabetes pela Alimentação Viva, A – O Programa de 21 Dias Tree of Life
AUTOR(A): Gabriel Cousens
EDITORA: Alaúde
PÁGINAS: 472
ISBN: 9788578810740
LANÇAMENTO: 2011

 

 

Sinopse:

Epidemia no mundo inteiro, inclusive no Brasil, o diabetes é uma doença típica dos tempos modernos. Embora a predisposição genética seja um fator preponderante, o principal gatilho para o desenvolvimento da enfermidade é a alimentação desequilibrada, repleta de alimentos processados e junk food.

Você é o que você come, diz o ditado. Ou, como diz o autor, os alimentos que consumimos e a maneira como vivemos afetam diretamente a expressão de nossa carga genética, podendo degradar nossa expressão fenotípica e desencadear o processo diabético ou melhorar nossa expressão fenotípica para prevenir e reverter a doença.

Muitos não acreditam, mas o Brasil e o mundo vivem uma epidemia de diabetes e o livro tem o intuito de ir direto ao ponto e revelar o que está por trás dessa doença. Mais do que isso, o livro escancara o cenário atual dos profissionais da área.

Segundo o autor do livro, vivemos uma época de desinformação, os profissionais da área continuam se baseando em estudos ultrapassados, que inclusive, foram sancionados por meios escusos e não muito claros, polêmico!

Essa parte é engraçada, porque quando se trata de médicos e nutricionistas tendemos a acreditar em tudo o que ele fala, oras, a pessoa é formada em tal área, deve saber melhor do que ninguém da onde vem os estudos e o que realmente funciona. Bem isso não parece ser necessariamente verdade.

Um dos maiores vilões de nossa época é o carboidrato. Quando cientistas elaboraram a pirâmide alimentar colocaram os carboidratos como alimento mais importante, na base da pirâmide. Por outro lado, a gorduras saturadas, proteínas, ovos e outros alimentos tiveram sua relevância reduzida e em muitos casos foram demonizados pelos profissionais na área da saúde. A gordura saturada é um ótimo exemplo disso.

O curioso desse fato é que a população mais velha sempre se alimentou com gordura saturada proveniente da banha de porco e sempre foram pra mim as pessoas mais fortes e saudáveis, inclusive são magros. Hoje basicamente comemos alimentos processados e junk food.

O que nos leva a outro ponto importante, a população de baixa renda tem um índice de sobrepeso altíssimo, o que nos leva a crer que alimento não falta, o problema é o que eles comem. Os estudos mostram que a dieta deles é rica em carboidratos refinados e doces. Sobrepeso e má alimentação é um prato cheio para diabetes. Inclusive ele cita o medicamento para diabetes forxiga preço e outros, que apesar de ajudarem no combate mão fazem milagres, se não houver controle na alimentação a pessoa corre sérios problemas.

Por fim o autor nos leva a uma alternativa através da alimentação. Ele propões um programa de 21 dias onde o paciente se submete a seguir os passos e buscar uma melhora na condição. Nesse plano além da alimentação é proposto o uso de suplementos vitamínicos e outros nutrientes que visam complementar a dieta e fazer com que o resultado seja melhor. Ainda entram alguns suplementos naturais como a farinha de maracujá que segundo pesquisas  comprovadas ajudam a baixar a glicemia.

O livro é interessante e pra mim que não sabia nada a respeito foi muito útil.